Lula perderia para Serra se eleição presidencial fosse hoje, revela Ibope

Pesquisa divulgada pela Rede Globo revela que canditado tucano levaria 44% dos votos, contra 35% do atual presidente

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado pelo atual prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), caso a eleição presidencial acontecesse hoje. A conclusão é de pesquisa do Ibope divulgada na última terça-feira (23) pelo Jornal Nacional, da Rede Globo.

De acordo com a sondagem, o candidato tucano conseguiria 44% dos votos em um eventual segundo turno contra Lula, que alcançaria 35% da votação. Até mesmo no primeiro turno Serra levaria vantagem, ficando com 30% do eleitorado, ao passo que o atual presidente não passaria de 29%.

Ao se levar em conta outros possíveis cenários eleitorais, contudo, Lula aparece na frente de seus oponentes até agora vistos como mais fortes. Na disputa com Geraldo Alckmin, atual governador de São Paulo, o presidente ganharia por 42% a 31%. Já no confronto com Anthony Garotinho (PMDB), a vitória seria de 40% a 31%.

Continua depois da publicidade

Crise política explica opinião dos eleitores

O recuo das intenções de votos no presidente Lula, detectado por esta e outras pesquisas recentes do Ibope, bem como por sondagens do Datafolha, está relacionado aos desdobramentos cada vez mais imprevisíveis da atual crise política, originada em denúncias de corrupção envolvendo a administração de empresas estatais, o Partido dos Trabalhadores (PT), e parlamentares da base aliada.

Segundo a última pesquisa do Ibope, 81% da população brasileira já tomou conhecimento do escândalo. Deste total, 29% acredita que o PT seja o principal culpado pela atual crise política, enquanto outros 28% vêem nos deputados federais os maiores responsáveis. Lula já figura no terceiro lugar da lista, com 22% dos eleitores pensando desta maneira, o que explica, em parte, sua posição adversa nas previsões para as próximas eleições presidenciais.

Ainda de acordo com o Ibope, a honestidade do candidato será o segundo fator de maior peso na hora do eleitor decidir em quem votar para presidente no ano que vem. Esta é a opinião de 50% das pessoas consultadas, e, entre as respostas, só perde para propostas de ações na área social (55%), como educação, saúde e empregos. A história de vida e política do candidato aparece como o terceiro ponto a ser considerado, com 28% das citações. Já o partido político é apenas a sexta menção, apontada por 6% dos eleitores.

Vale dizer que o Ibope ouviu 2.002 eleitores, distribuídos por 143 municípios brasileiros, entre os dias 18 e 22 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Tópicos relacionados