Lula indica ex-ministro de FHC para o conselho diretor da Anatel

A escolha de Ronaldo Sardenberg foi aprovada pelo ministro das Comunicações, mas pode gerar divergências no PT

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o embaixador Ronaldo Sardenberg, do PMDB, para uma vaga no conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Sardenberg, que foi ministro de Projetos Especiais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, está sendo cotado para a presidência da agência. Seu último cargo foi de chefe da missão permanente do Brasil na ONU.

PMDB irá ocupar as duas vagas do conselho

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, aprovou a indicação e afirmou que Sardenberg deve passar com facilidade pela sabatina da Comissão de Infra-estrutura do Senado, necessária para assumir o cargo.

PUBLICIDADE

No entanto, a entrada do embaixador tira do PT a oportunidade de colocar um de seus afiliados no conselho. Segundo Hélio Costa, Sardenberg ocupará na Anatel a vaga destinada ao partido de Lula, já que foi indicado pelo presidente, e o PMDB, como membro da base governista, deve indicar mais um conselheiro.

O deputado do PT Walter Pinheiro disse que os dois partidos aliados não irão disputar cotas de participação dentro da agência. Ele afirmou que a maior preocupação são as discussões sobre o futuro do setor.