Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta sexta-feira, 23, um envolvimento maior de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nas eleições de 2026. Segundo ele, é preciso desmistificar que “gostar da política não é gostar de coisa errada”.
“Não adianta a gente sonhar muito e, depois do resultado eleitoral, colocar 574 deputados como bancada ruralista e apenas dois sem terra eleitos como deputado federal”, declarou o petista em Salvador (BA), durante o 14º Encontro Nacional do MST.

Lula sobre políticas públicas: Não é favor, é dar ao humilde o mesmo direito do rico
Presidente defendeu que os pobres e ricos tenham acesso aos mesmos tratamentos de saúde

Lula anuncia desapropriações em ato do MST e promete maior entrega do mandato
Presidente participa do encerramento do Encontro Nacional do MST em Salvador; governo prevê inclusão de 26 mil famílias em novos assentamentos nos próximos meses
Lula disse ter ficado feliz quando recebeu uma lista de integrantes do grupo que pretendem sair candidatos. “Graças a Deus vocês tomaram a decisão de entrar na política. Por que sabe qual é a desgraça de quem não participa da vida política? É que é governado por quem gosta (de política)”, afirmou.
Oportunidade com segurança!
O presidente disse também que, quando se tornou presidente, tinha a intenção de “fazer o máximo de assentamentos”, mas que esbarrou na falta de estrutura do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Lula sinalizou ainda o desejo de se reunir em fevereiro com agrupamentos rurais. “Ainda no meio de fevereiro, quero ter uma reunião com o agrupamento do movimento rural nesse País para discutir com mais precisão tudo o que foi feito e para discutir o que precisa ser feito no próximo período neste País”, falou.
Elogios ao BB e Caixa
Continua depois da publicidade
No evento, Lula elogiou a atuação da Caixa e do Banco do Brasil na atuação a favor da reforma agrária. “Pela primeira vez, a gente vai ao encontro do Sem Terra aplaudir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, porque no nosso governo, eles funcionam a serviço do povo trabalhador”, falou.
Participaram do evento nomes como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); os ministros da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos; da Casa Civil, Rui Costa; das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e das Mulheres, Márcia Lopes; além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
Mais cedo, Lula foi a uma cerimônia de entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida em Maceió (AL) e foi à cerimônia de entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a Alagoas dentro do programa Agora Tem Especialistas.