Lula gravou vídeos para anunciar o “plano B” do PT para a presidência

O pedido de registro da candidatura de Lula deverá ser analisado pelos ministros do TSE somente em 4 de setembro

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Dias antes de ser preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou vídeos em apoio a nomes que estavam cotados para assumir a cabeça de chapa do PT na corrida eleitoral, caso sua candidatura seja impugnada, informa o jornal Valor Econômico desta sexta-feira (24). Os vídeos foram produzidos na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Além do pedido de voto em seu vice, Fernando Haddad (PT), o líder petista deixou gravadas mensagens em apoio a Jaques Wagner, Gleisi Hoffmann e Celso Amorim, nomes que, na época, ainda eram cogitados para substituir o candidato. Fontes da cúpula do PT ouvidas pelo Valor alertam que o material só será levado ao ar após o esgotamento da batalha judicial pela candidatura de Lula, que será esticada até o fim para assegurar a transferência de votos para Haddad.

Dirigentes do PT acreditam que será positivo o impacto de Lula anunciando em vídeo o nome de seu escolhido para substituí-lo nas urnas, aumento o poder de transferência de votos. Contudo, o vídeo sobre Haddad deve ser veiculado apenas após o PT esgotar todas as possibilidades de tentar emplacar Lula como presidenciável.

Continua depois da publicidade

O pedido de registro da candidatura de Lula deverá ser analisado pelos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) somente em 4 de setembro. Nesta sexta-feira, começou a contar o prazo de sete dias corridos para a defesa apresentar suas alegações, se estendendo até 30 de agosto, dia em que há sessão no TSE.

No entanto, informações da Bloomberg apontam que o PT deverá entregar a defesa após esse horário, o que impediria o relator do processo do ex-presidente, ministro Luís Roberto Barroso, de levar o processo à pauta. 

Até lá, o partido segue tentando emplacar a candidatura do ex-presidente. Na quinta-feira (23), a defesa de Lula protocolou uma petição no TSE para que a Rede Globo e demais emissoras de televisão deem a ele o mesmo tratamento dos demais candidatos em seus telejornais.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.