Lula, filho dele e mais três são denunciados pelo MPF no âmbito da Operação Zelotes

A denúncia envolve também o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni; essa é a quarta denúncia criminal contra Lula, mas a primeira na Operação Zelotes

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF) informou nesta sexta-feira (9) que denunciou à Justiça, no âmbito da Operação Zelotes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele Luiz Cláudio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia envolve também o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni. 

Todos foram denunciados por “negociações irregulares na compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados às montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627″.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pela assessoria de comunicação da Procuradoria da República, no Distrito Federal. A Procuradoria da República afirma que os crimes foram praticados entre 2013 e 2015, quando Lula já era ex-presidente. 

Continua depois da publicidade

Essa é a quarta vez que Lula é denunciado criminalmente, mas a primeira vez pela Operação Zelotes. Anteriormente, o ex-presidente foi acusado pelo Ministério Público Federal por obstrução de Justiça, por supostamente ter tentado barrar a delação do diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró na Operação Lava Jato; por lavagem de dinheiro e corrupção no caso do triplex do Guarujá; e também por tráfico de influência em um empreendimento da Odebrecht em Angola, na Operação Janus, que envolve o sobrinho de sua primeira mulher. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.