Lula exige investigação sobre excessos da Polícia Federal na Operação Navalha

Parlamentares questionam prisões sem base jurídica, uso de algemas e vazamento de informações sobre a operação

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Justiça irá investigar se a Polícia Federal (PF) cometeu excessos na execução da Operação Navalha. O assunto foi colocado em pauta pela base do governo durante a reunião do conselho político nesta quinta-feira (24).

Os abusos apontados pelos parlamentares vão desde prisões sem base jurídica ao uso desnecessário de força, como utilizar algemas. Walfrido Moraes Guia, ministro das Relações Internacionais, ressaltou que o fato de a PF ter supostamente cometido excessos na realização da operação não desqualifica o conteúdo da ação.

A Operação Navalha foi responsável pela desartiulação de um esquema de fraudes de licitações públicas para obras, como as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vazamento de informações

Outro assunto que será investigado pelo Ministério da Justiça é o vazamento de informações do inquérito sigiloso da PF sobre a operação. O presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT) afirmou que a imagem de um homem público é impossível de ser recuperada após ser envolvida em um escândalo público.

Tal afirmação refere-se ao ministro Gilmar Mendes do Superior Tribunal Federal (STF), que teve seu nome envolvido de forma errada no escândalo através de uma gravação que vazou da PF, pois na realidade o interlocutor da fonte que foi publicada era apenas um homônimo do ministro.

Chinaglia afirmou que enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido para que a Câmara tenha acesso ao inquérito da PF sobre a Operação Navalha, para que ele verifique a suposta lista de 40 nomes que teriam participado do esquema de corrupção.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.