Lula: EUA pode de fazer “um novo capítulo” na história das relações com América Latina

Em seu programa semanal de rádio, presidente defende o fim do embargo a Cuba e se mostra otimista com a postura de Obama

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os Estados Unidos têm a chance de fazer “um novo capítulo” na história das relações com a América Latina e o Caribe. A afirmativa é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em seu programa semanal de rádio “Café com o Presidente”, discutiu a Cúpula das Américas, que ocorreu neste final de semana.

“Há uma evolução importante na compreensão dos chefes de Estado, dos presidentes, de que quanto mais harmonia existir entre nós e quanto mais nós trabalharmos o processo de integração, mais nós teremos chance de viver em paz e de termos o nosso país desenvolvido”, foram as palavras do presidente, de acordo com a Agência Brasil.

Embargo cubano

Lula falou ainda sobre a importância do fim do embargo comercial a Cuba, tópico também relacionado na Cúpula das Américas, que contou com a participação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Na reunião que nós fizemos na Unasul (União das Nações Sul-Americanas), eu disse ao presidente Obama que não era possível mais pensar em fazer a Cúpula das Américas faltando um país. É importante que Cuba esteja presente”.

Resistência

Mesmo sem dados concretos sobre uma retomada das relações comerciais, o presidente se mostrou otimista quanto à postura de Obama, apesar da resistência entre os setores mais conservadores dos EUA.

“Eu sei que há problemas culturais, políticos, não é fácil você vencer os setores conservadores em cada país, mas eu acho que o Obama tende a avançar e tende a compreender que não existe mais necessidade desse embargo a Cuba”, complementou Lula.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.