Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na noite de nesta terça-feira (27), por uma hora e meia, com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, na Cidade do Panamá, onde ocorre o Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), ambos reiteraram a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile, com foco na ampliação da cooperação em áreas como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.
Segundo a Secom, Lula enfatizou que o programa Rotas de Integração Sul-americana está estruturando dois corredores bioceânicos que utilizarão portos chilenos para facilitar a integração entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo a conectividade regional.

PoderData: Lula chega a 2026 com desaprovação de 57% e imagem pior que a do governo
Levantamento mostra deterioração contínua da avaliação pessoal do presidente, enquanto o governo mantém desempenho relativamente melhor

40% acham governo Lula melhor que o de Bolsonaro, diz pesquisa PoderData
Levantamento mostra uma recuperação na avaliação positiva após 15 meses
Os dois líderes falaram também da necessidade de promover a estabilidade regional, reforçar a segurança pública e intensificar ações conjuntas de combate ao crime organizado. E instruíram seus ministros das Relações Exteriores a se reunirem, nos próximos meses, com o objetivo de explorar novas áreas de cooperação e aprofundar as relações bilaterais.
Oportunidade com segurança!
No encontro, Kast estava acompanhado de futuros ministros do seu gabinete e Lula estava acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e do Turismo, Gustavo Feliciano.