Publicidade
Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5) revela uma piora no desempenho eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que agora aparece tecnicamente empatado com diversos nomes da direita em simulações de segundo turno para a eleição presidencial de 2026. O levantamento mostra que Lula perdeu a vantagem que mantinha em abril e está nivelado com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Junior (PSD) e Eduardo Leite (PSD).
Na simulação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030, Lula também empata: ambos têm 41% das intenções de voto. Em abril, o petista tinha 44% contra 40% do rival.

Tarcísio e Michelle lideram como alternativas da direita sem Bolsonaro, diz Quaest
Com Bolsonaro inelegível, levantamento mostra preferência por Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ratinho Jr. como sucessores no campo da direita

Lula e Bolsonaro têm empate técnico com maiores rejeições para 2026, aponta Quaest
Com 57% de rejeição, Lula vê aumento na taxa de eleitores que não votariam nele; Bolsonaro registra 55%
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre 29 de maio e 1º de junho, em 120 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e 95% de nível de confiança. O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos.
Oportunidade com segurança!
Leia mais:
Desaprovação a Lula chega a 57% e atinge novo pico, mostra pesquisa Quaest
Fraudes no INSS explicam maior desaprovação do mandato de Lula, diz Quaest
Continua depois da publicidade
Cenários de 2º turno
O atual presidente também registra empate técnico com Tarcísio (41% a 40%), Michelle Bolsonaro (43% a 39%), Ratinho Jr. (40% a 38%) e Eduardo Leite (40% a 36%). Em abril, Lula liderava em todos esses cenários, com vantagem mais folgada sobre Tarcísio (43% a 37%) e Ratinho Jr. (42% a 35%).
Nos demais cenários testados, Lula segue na frente, mas com vantagem menor que a observada anteriormente. Contra Eduardo Bolsonaro (PL), o placar é 44% a 34%. Já frente a Romeu Zema (Novo), Lula tem 42% contra 33%. Em disputa com Ronaldo Caiado (União Brasil), a diferença é de 43% a 33%.
Confira os principais números da sondagem:
Empates técnicos:
- Lula x Jair Bolsonaro: 41% x 41%
- Lula x Tarcísio de Freitas: 41% x 40%
- Lula x Michelle Bolsonaro: 43% x 39%
- Lula x Ratinho Jr.: 40% x 38%
- Lula x Eduardo Leite: 40% x 36%
Cenários com vantagem para Lula:
- Lula x Eduardo Bolsonaro: 44% x 34%
- Lula x Romeu Zema: 42% x 33%
- Lula x Ronaldo Caiado: 43% x 33%
Rejeição: Lula e Bolsonaro em empate técnico
A pesquisa também indica rejeição elevada a Lula: 57% dizem que não votariam nele, frente a 40% que afirmam o contrário. Jair Bolsonaro tem 55% de rejeição, e Eduardo Bolsonaro, 56%. Os governadores Romeu Zema (22%) e Ronaldo Caiado (25%) são os menos rejeitados — embora também sejam os menos conhecidos: 60% não conhecem Zema, e 62% não conhecem Caiado.
Continua depois da publicidade
No levantamento espontâneo, sem apresentação dos nomes dos candidatos, Lula aparece com 11% das menções, e Bolsonaro, com 9%.
Veja os números de rejeição (dizem não votar nele de jeito nenhum):
- Lula: 57%
- Bolsonaro: 55%
- Eduardo Bolsonaro: 56%
- Michelle Bolsonaro: 51%
- Tarcísio de Freitas: 33%
- Eduardo Leite: 31%
- Romeu Zema: 22%
- Ronaldo Caiado: 25%
Reeleição: maioria não quer Lula de novo
O levantamento mostra ainda que a maior parte dos brasileiros não quer que Lula concorra à reeleição: 66% disseram ser contra sua candidatura em 2026, ante 32% que defendem um novo mandato. Em dezembro, a rejeição à reeleição era de 52%.
Continua depois da publicidade
Sobre Bolsonaro, 65% defendem que ele abra mão da candidatura e apoie outro nome da direita. Quando questionados sobre quem deveria representar esse campo político em 2026, caso o ex-presidente não dispute, Tarcísio de Freitas lidera com 17%, seguido de Michelle Bolsonaro (16%) e Ratinho Junior (11%).
Sucessão na direita: Tarcísio e Michelle lideram
Em cenário sem Jair Bolsonaro, 65% acham que o ex-presidente deve abrir mão da candidatura e apoiar outro nome. Questionados sobre quem deveria ser esse nome:
- Tarcísio de Freitas: 17%
- Michelle Bolsonaro: 16%
- Ratinho Junior: 11%
- Pablo Marçal: 7%
- Ronaldo Caiado: 5%
- Eduardo Bolsonaro: 4%
- Eduardo Leite: 4%
- Romeu Zema: 3%
Outros 16% afirmaram que “nenhum desses” representa a direita, e 15% não souberam responder.
Continua depois da publicidade
Medo político divide opiniões
A pesquisa ainda avaliou os receios do eleitorado em relação à continuidade ou retorno dos principais nomes da política nacional:
- Medo de Bolsonaro voltar à presidência: 45%
- Medo de Lula continuar no cargo: 40%
- Medo de ambos: 7%
- Sem medo de nenhum: 3%