Lula: economia e política do Brasil nunca foram tão respeitados no mundo

Segundo o presidente, pela primeira vez os países mais ricos estavam humildes e respeitaram o Brasil durante reunião do G-20

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (14) que o Brasil está em seu melhor momento de respeito econômico e político no mundo, durante discurso para convidados da celebração dos 110 anos da Klabin, no Paraná.

“O Brasil vive o seu mais importante momento de respeitabilidade política e econômica no mundo. Não acredito que tenha vivido um outro tão importante, onde tantas coisas confluem para fazer com que a respeitabilidade ao Brasil aumente cada vez mais. Qual é o país do mundo hoje que é o porto seguro para investimentos?”, disse.

Segundo Lula, 50% do resultado da crise foi o pânico que tomou conta da sociedade: “A brecada na economia em dezembro não tem explicação, como não tem explicação o petróleo chegar a U$ 150 dólares o barril ou a soja explodir o preço em maio do ano passado”, afirmou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Países ricos e Brasil

Com relação à última reunião do G-20, Lula declarou que o País foi respeitado pelos países do primeiro mundo. “Foi a primeira vez que os países ricos estavam humildes, não tinham certeza do que fazer e nem davam conselhos”, “fomos respeitados como um país que saiu da condição de devedor para se colocar como credor”, argumentou.

O presidente ressaltou, ainda, que mesmo que as expectativas para o Brasil sejam otimistas lá fora, por aqui ainda está presente certo pessimismo. Lula afirmou que não lê mais jornais pela manhã, “senão a azia explode”, concluiu.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.