Lula e indecisão confunde cenário eleitoral, diz analista político

"Há um conflito de interpretações e de legislação quanto à manutenção da prisão do ex-presidente e, também, a respeito de uma possível candidatura à Presidência", disse Ibsen Costa Manso, entrevistado do programa Upside, na InfoMoney TV

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Até o dia 17 de setembro, data em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará uma análise inicial dos registros de candidatura, vai acontecer uma verdadeira “batalha jurídica”, na visão do jornalista Ibsen Costa Manso, analista político e sócio-fundador da ICM Consultoria Estratégica e de Análises Políticas. Manso foi o convidado de Shin Lai, analista de investimentos da Upside Investor, no programa Upside, da InfoMoney TV.

Tudo por causa do imbróglio em torno da elegibilidade ou não do ex-presidente Lula, que está preso desde abril, em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Há um conflito de interpretações e, mesmo, de legislação quanto à manutenção da prisão do ex-presidente Lula e, também, a respeito de uma possível candidatura à Presidência”, observou o analista político. “Hoje, você vê uma turma no Supremo (Tribunal Federal) decidir de uma forma, outra turma ter uma maioria noutro sentido e por aí vai.”

Para ele, diferentes visões sobre o caso tornam ainda mais “nebuloso” o cenário eleitoral, onde nenhum candidato leva grande vantagem sobre os demais nas pesquisas — até porque um número enorme de eleitores não definiu seu voto. “Quase metade do eleitorado ainda não tem candidato”, pontuou Manso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Do ponto de vista dos investimentos no País, a insegurança jurídica traz graves prejuízos e figura entre os principais entraves para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), na visão do apresentador do programa, Shin Lai, que é responsável também pelos relatórios Super Combo Upside. “Se houvesse um pouco mais de segurança jurídica, o PIB cresceria mais alguns pontos”, opinou Lai.

Veja abaixo o programa Upside.