Política

Lula e indecisão confunde cenário eleitoral, diz analista político

"Há um conflito de interpretações e de legislação quanto à manutenção da prisão do ex-presidente e, também, a respeito de uma possível candidatura à Presidência", disse Ibsen Costa Manso, entrevistado do programa Upside, na InfoMoney TV

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Até o dia 17 de setembro, data em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará uma análise inicial dos registros de candidatura, vai acontecer uma verdadeira “batalha jurídica”, na visão do jornalista Ibsen Costa Manso, analista político e sócio-fundador da ICM Consultoria Estratégica e de Análises Políticas. Manso foi o convidado de Shin Lai, analista de investimentos da Upside Investor, no programa Upside, da InfoMoney TV.

Tudo por causa do imbróglio em torno da elegibilidade ou não do ex-presidente Lula, que está preso desde abril, em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Há um conflito de interpretações e, mesmo, de legislação quanto à manutenção da prisão do ex-presidente Lula e, também, a respeito de uma possível candidatura à Presidência”, observou o analista político. “Hoje, você vê uma turma no Supremo (Tribunal Federal) decidir de uma forma, outra turma ter uma maioria noutro sentido e por aí vai.”

Para ele, diferentes visões sobre o caso tornam ainda mais “nebuloso” o cenário eleitoral, onde nenhum candidato leva grande vantagem sobre os demais nas pesquisas — até porque um número enorme de eleitores não definiu seu voto. “Quase metade do eleitorado ainda não tem candidato”, pontuou Manso.

PUBLICIDADE

Do ponto de vista dos investimentos no País, a insegurança jurídica traz graves prejuízos e figura entre os principais entraves para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), na visão do apresentador do programa, Shin Lai, que é responsável também pelos relatórios Super Combo Upside. “Se houvesse um pouco mais de segurança jurídica, o PIB cresceria mais alguns pontos”, opinou Lai.

Veja abaixo o programa Upside.