Lula e Dilma sabiam dos repasses na Petrobras, diz Youssef

Em depoimento na Operação Lava Jato, doleiro diz que ex e atual presidente sabiam da "estrutura que envolvia a distribuição e repasse de comissões" na Petrobras

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff tinham conhecimento da “estrutura que envolvia a distribuição e repasse de comissões” na Petrobras, disse o doleiro Alberto Youssef, em depoimento na Operação Lava Jato.

O trecho da delação de Youssef citando os dois presidentes do PT aparece no pedido de abertura de inquérito encaminhado pela Procuradoria-Geral da República para investigar a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Vale mencionar que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, descartou a possibilidade de investigar a presidente Dilma Rousseff, pois as denúncias remontam ao período em que Dilma era ministra – a Constituição só permite a investigação do chefe do Executivo por atos relacionados com o exercício do cargo da Presidência.

A declaração foi feita após o doleiro dizer durante o processo de delação premiada que “tanto a presidência da Petrobras como o Palácio do Planalto” sabiam do esquema. Ao ser questionado sobre a quem se referia ao mencionar Palácio do Planalto, ele citou os nomes de Lula e Dilma. “Indagado quanto a quem se referia em relação ao termo ‘Palácio do Planalto’, esclarece que tanto a presidência da República, Casa Civil, Ministro de Minas e Energia, tais como Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, Ideli Salvatti, Gleisi Hoffmann, Dilma Rousseff, Antonio Palocci, José Dirceu e Edison Lobão, entre outros relacionados”.

Continua depois da publicidade

Gleisi recebeu R$ 1 milhão em agosto de 2010 para custear sua campanha, diz a Procuradoria de acordo com as evidências apontadas. “O apoio político aos operadores do esquema de contratos ilegais e corrupção de agentes públicos mantidos no ambiente da Petrobras era algo imprescindível”, aponta a peça da PGR. A petista será investigada por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

(Com Estadão Conteúdo)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers