Lula diz que Temer derrubou “o golpe da Globo” e prevê 2º turno entre PT e PSDB

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ex-presidente ainda voltou a dizer que está tranquilo e que tem certeza de sua inocência

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista à colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se defender ao falar sobre processos em que enfrenta na Operação Lava Jato, especialmente ao que foi condenado em segunda instância. Ele voltou a dizer que está tranquilo e que tem certeza de sua inocência. 

“Sabe por que não tenho medo? Porque eu tenho a consciência tão tranquila. Sabe do  que eu tenho medo de verdade? É se esses caras pudessem mostrar à minha bisneta que fez um ano no domingo que o bisavô dela roubou um real. Isso realmente me mataria”, disse o petista.

Ele ainda rejeitou as comparações ao ex-presidente Getúlio Vargas: “até porque não vou me matar. Eu gosto da vida pra cacete. E quero viver muito. Tô achando que eu sou o cara que nasceu para viver 120 anos. Dizem que ele já nasceu, quem sabe seja eu?”

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao falar sobre a eleição de 2018, Lula afirmou que só há uma unanimidade hoje no meio político: “as pessoas não querem que o Lula seja candidato. O Temer não quer, o Alckmin não quer, o Ciro não quer. Eles pensam: ‘ele [Lula] vai para o segundo turno e pode até ganhar no primeiro. Se ele não for candidato, em vez de uma vaga no segundo turno, podemos disputar duas’. Aumenta a chance de todo mundo”.

Ele afirmou que respeita que todo mundo seja candidato. “Até o Temer resolveu ser! Qual é a aposta dele? É a de defender os seus três anos de mandato”. Nesse sentido, Lula deu uma declaração curiosa, afirmando que é “importante ter em conta que o Temer teve uma vitória quando derrubou o golpe que a TV Globo, o [ex-procurador-geral Rodrigo] Janot e o [empresário] Joesley [Batista] tentaram dar nele”. Segundo o petista, “aquele golpe tinha como pressuposto básico o Temer cair, o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] assumir a presidência e o Janot ter um terceiro mandato [na PGR]”.

Ao ser questionado, Lula reafirmou que acha que a Globo tentou “dar um golpe em Temer” e disse que isso seria importante porque manteria o Janot. Vale ressaltar que o jornal O Globo foi o primeiro a noticiar, em maio de 2017, a gravação da conversa de Joesley Batista com Temer, que culminou no “Friboigate”.

Continua depois da publicidade

“Era importante tirar o Temer. E era importante colocar o Rodrigo Maia. Isso para mim tá claro”. Quando perguntado do por que isso seria feito já que Maia e Temer possuem a mesma plataforma, o petista afirmou que Temer se prestou a fazer o serviço do golpe, mas não era uma figura palatável. 

Segundo o petista, Temer resolveu enfrentar.” Teve a coragem de desmascarar o Janot, o Joesley e ficou presidente. E ainda ganhou duas paradas no Congresso Nacional [para impedir que o processo contra ele no STF seguisse], não se sabe a que preço. A imprensa dizia que R$ 30 bilhões foram gastos, não sei quantos bilhões. Mas ganhou”. Contudo, Lula afirmou que não o admira por isso e que continua pensando o mesmo do presidente. “Eu estou contando o fato. E o fato histórico não tem sentimentalismo. Tem uma fotografia”.

Quando perguntado sobre quem ele acha que tem chance de chegar ao segundo turno da eleição, Lula afirmou apostar em disputa novamente dominada por PT e PSDB. E ainda apontou: ninguém na esquerda será presidente sem o PT, na direita ninguém se elege sem apoio dos tucanos. 

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.