Lula diz que segundo turno é “apenas uma prorrogação” e sinaliza ampliação de base de apoio

Petista caminha para encerrar o primeiro turno com 48% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 43%

Marcos Mortari

Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, ao final da apuração das urnas neste domingo (2), que a disputa de segundo turno pelo Palácio do Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) “é apenas uma prorrogação” e sinalizou que trabalhará pela ampliação de sua base de apoio.

“Toda a eleição que disputo gostaria de vencer em primeiro turno, mas nem sempre é possível”, afirmou. “Durante essa campanha, estivemos à frente nas pesquisas de opinião. Sempre achei que íamos ganhar essas eleições. E nós vamos ganhar”, disse.

Lula caminha para encerrar o primeiro turno com 48% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 43%. A diferença entre os dois é menor do que a margem de 8 a 14 pontos percentuais indicada pelas pesquisas de intenção de votos publicadas na véspera.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Segundo turno é a chance de amadurecer a construção. É construir um arco de apoio antes de ganhar”, disse o candidato petista.

A expectativa é que Lula busque as campanhas de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para atrair votos na disputa. Os dois candidatos da chamada “terceira via” caminham para encerrar o primeiro turno com 4% e 3% dos votos válidos, respectivamente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.