Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (5), uma relação “civilizada” entre o governo federal e os governadores da oposição.
Em viagem oficial a Minas Gerais, o petista afirmou que mantém uma relação cordial com o governador Romeu Zema (Novo), que faz oposição a Lula e é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Zema é um dos nomes especulados como possível candidato à Presidência da República nas eleições de 2026 – ele está em seu segundo mandato no governo do estado e não poderá disputar uma nova eleição. Lula, por sua vez, deve se candidatar novamente ao Planalto.
Ferramenta do InfoMoney
Baixe agora (e de graça)!
“O governo passado só conversava com quem ele [Bolsonaro] gostava. Ele passou 4 anos sem receber 90% dos governadores em Brasília. Quando visitava um estado de que ele não gostava, não comunicava o governador e fazia as coisas sozinho”, criticou Lula, em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG), referindo-se ao seu antecessor.
“Eu tive relação com o Aécio [Neves, ex-governador de Minas e hoje deputado federal], que era oposição a mim, da forma mais civilizada possível”, prosseguiu Lula.
“Sei que o Zema é de outro partido e que, às vezes, ele falava mal de mim. Outro dia eu até falei para ele que era preciso parar de falar mal porque a gente tem que trabalhar junto”, disse o presidente.
Segundo Lula, o governo federal está “trabalhando com todos os governadores sem distinção”. “Em todo lugar que eu vou, eu convido o governador. Se ele não for, é problema dele”, concluiu.
Agendas em Minas e São Paulo
Em Uberlândia, Lula participa, ainda nesta quinta-feira, da cerimônia de entrega das obras de ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
No fim da tarde, de acordo com a agenda oficial, o presidente embarca para São Paulo (SP), onde participará, à noite, da abertura da 27ª edição da Bienal Internacional do Livro.
