Lula diz que falta de confiança é “canalhice” e implora a Dilma para falar bem do Brasil

Em palestra na última quinta-feira, Lula destacou que inflação ainda está um pouco alta e ainda falou sobre crescimento econômico brasileiro

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em palestra realizada na última quinta-feira (5), em Porto Alegre, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é “canalhice” dizer que falta confiança no Brasil no exterior e ainda deu as suas impressões sobre o desempenho da inflação, de acordo com informações da TV Cultura e do Brasil 247

Lula comparou o mau desempenho da inflação a uma febre de 38 graus e destacou que, pela primeira em dez anos, está dentro da meta. “[A inflação] está um pouquinho alta. É como se agente estivesse não com 37 de febre, tivesse com 38, e tivesse que tomar um remédio já para não deixar chegar a 39 ou a 40. Senão, tem que dar um choque mais pesado.” Depois, ele fez referência à gestão de José Sarney, quando a inflação chegava a 80% por mês.

Sobre o crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre deste ano, Lula afirmou que uma alta mais expressiva não é possível “todo o santo ano”. “Todo mundo gostaria que o PIB brasileiro estivesse subindo 10%, que a economia estivesse mais forte, que a economia estivesse rendendo mais. Acontece que nem na nossa vida pessoal, nem no governo e nem na nossa casa isso é possível todo santo dia e todo o santo ano. É importante pensar nisso, pensando no País que vivemos um tempo atrás”, disse o ex-presidente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele destacou que o Brasil é hoje a sétima maior economia do mundo e que “falta pouco” para ultrapassar a Inglaterra e França e que o Brasil é o maior produtor e exportador de alimentos do mundo e que também produz aeronaves, alumínio, papel e aço. “Esse País não é pouca coisa. Eu não sei por que insistem em não acreditar no Brasil. Então que loucura dizer que o Brasil não está dando certo. Qual é o problema do Brasil? É que o Brasil ficou grande e você começa a pisar nos adversários. Não é amistoso, é jogo pra valer”, completou.

Lula rebateu os analistas que dizem que o Brasil perdeu a confiança no mercado. “Com que base alguém fala uma canalhice dessas contra o Brasil? Se há três anos consecutivos estamos entre o quarto ou quinto entre os países que mais recebem investimento direto.” E ainda fez recomendações à presidente Dilma Rousseff e a Guido Mantega:  “Pelo amor de Deus, vamos na City, em Londres, falar bem do Brasil”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.