Lula diz que cumpriu sua missão e que não pretende ser candidato em 2018

Ex-presidente afirmou, porém, que não pode dar certeza de nada e que tudo dependerá do cenário eleitoral

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A campanha “Volta Lula” de tempos em tempos volta a chamar atenção. A própria presidente Dilma Rousseff (PT) já afirmou que apoiaria uma candidatura do ex-presidente nas eleições de 2018. Porém, nesta segunda-feira (20) o próprio petista tratou de praticamente eliminar essa possibilidade para daqui 4 anos. “Se depender de mim, não [serei candidato]”, disse Lula em entrevista para a Rádio Jornal Commercio, de Recife.

De acordo com o ex-presidente, ele não disputará novamente as eleições em 2018 porque acredita que já cumpriu sua missão. Mesmo assim, ele não descartou completamente a possibilidade, dizendo que tudo depende do cenário político daqui 4 anos. “A única coisa que não posso dizer é que não [disputarei em 4 anos]”, completou o petista.

Ele deu destaque para o fato de que estará com a idade avançada nas próximas eleições e que novos nomes devem surgir. “Quando chegar na eleição de 2018, estarei com 72 anos. Nós temos que ter [isso] em conta”, afirmou. Lula disse que espera o surgimento de “quadros mais novos” para enfrentar o próximo pleito. “Acho que já cumpri a minha função”, voltou a dizer.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Durante a entrevista, Lula voltou a criticar o PSDB de Aécio Neves e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “O problema dos tucanos é que eles têm voo curto e eles não conseguem sair do Sudeste. Eles ficam aqui. Eles não têm voo para chegar no Nordeste ou para chegar no Norte”, disse o petista, criticando a postura de seus adversários em realação às regiões Norte e Nordeste.

“São bons de bico, aquele bicão grande, amarelo. Sabe para que que serve? Para comer os filhotes de passarinho e comer ovo dos passarinhos. São predadores”, completou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.