Lula deve anunciar nomes de ministros a partir desta sexta-feira, diz Gleisi

Uma conversa com jornalistas foi marcada pela assessoria do presidente eleito amanhã, no CCBB

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá antecipar o anúncio dos primeiros nomes a compor seu ministério na sexta-feira (9). A informação foi dada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, nesta quinta (8).

Inicialmente, Lula havia sinalizado que somente tornaria públicos os nomes dos futuros ministros após a diplomação de sua chapa, com o vice, Geraldo Alckmin (PSB), marcada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a próxima segunda-feira (12).

A expectativa é que pelo menos os nomes de Rui Costa (PT), atual governador da Bahia, para o Ministério da Casa Civil; o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), para o Ministério da Justiça; José Múcio, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), para o Ministério da Defesa; e Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, para o Ministério da Fazenda.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A assessoria de Lula anunciou que o presidente eleito irá conversar com a imprensa amanhã, às 10h15 (horário de Brasília), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete da equipe de transição de governo na capital federal.

O presidente deve começar amanhã [sexta] a divulgar [os nomes]. Ele acabou de me chamar para o final da tarde [desta quinta] para conversar, está querendo pelo menos amanhã anunciar alguns nomes de ministros”, disse Gleisi.

“Ele estava querendo deixar para depois da diplomação, mas tem muita especulação, muita coisa. Aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã”, explicou.

Continua depois da publicidade

Segundo a parlamentar, que participou de reunião do Diretório Nacional do PT, a expectativa é que Lula anuncie os nomes “que são mais evidentes”, mas que as indicações devem seguir pela semana seguinte. O presidente eleito atendeu a reunião de forma remota e não teria dado detalhes sobre as nomeações.

“No domingo (11), serão entregues os relatórios finais de todos os grupos [técnicos da equipe de transição]. Então, é bom mesmo já ter os ministros responsáveis por cada área que vão ter que fazer os encaminhamentos”, disse Gleisi.

Ainda segundo ela, o PT prepara uma lista com indicações de nomes do partido para ocupar ministérios considerados estratégicos para entregar a Lula na semana que vem. Entre as pastas citadas estão Fazenda, Casa Civil, Educação, Saúde, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Cidades.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.