Lula decide não se entregar em Curitiba, diz jornal

As informações são do jornalista Ricardo Kotscho, que conversou com o líder petista pelo telefone, pela Folha de S.Paulo

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Na manhã desta sexta-feira (6), a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era de não ir a Curitiba para se entregar à Polícia Federal. As informações são do jornalista Ricardo Kotscho, que conversou com o líder petista pelo telefone, pela Folha de S.Paulo.

Ontem, após o plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitar pedido de habeas corpus apresentado pela defesa, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou o início da execução da pena do réu e estabeleceu um prazo de até as 17h (horário de Brasília) desta sexta-feira para a apresentação voluntária à Polícia Federal em Curitiba.

O líder petista foi condenado, em janeiro, por unanimidade pelos desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na primeira instância, Lula havia sido condenado por Moro a 9 anos e 6 meses de prisão. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A decisão de Moro ocorre antes do fim do prazo para a defesa de Lula apresentar embargos secundários na segunda instância, fixado em 10 de abril. O recurso normalmente é considerado meramente protelatório pelos desembargadores do TRF-4, o que respalda a determinação do cumprimento de pena neste momento.

De acordo com a Folha de S.Paulo, na rápida conversa telefônica desta manhã, Lula disse que estava tranquilo, bem disposto.

A defesa de Lula entrou, nesta sexta-feira, com novo pedido de habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para evitar a prisão. Os advogados alegam antecipação da execução da pena antes da publicação do acórdão do julgamento dos embargos de declaração.

Continua depois da publicidade

Conforme noticia o site do jornal O Globo, aliados dizem que o mais provável é que Lula espere a PF prendê-lo na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde deverá ser montado um corredor humano.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.