Lula convoca primeira reunião ministerial do ano para o próximo dia 21

Pauta deve incluir discussão sobre medidas que compensem o fim da CPMF e os cortes no Orçamento de 2008

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou a primeira reunião ministerial do ano para o próximo dia 21 e, segundo informações, ainda está definindo a pauta do encontro, que deve incluir a discussão sobre medidas que compensem o fim da CPMF e os cortes no Orçamento Geral da União de 2008.

No decorrer da reunião, Lula deverá reforçar seu apelo sobre a necessidade de os três Poderes terem de reduzir seus gastos drasticamente para atender à meta da equipe econômica, que é cortar de R$ 20 bilhões do Orçamento deste ano.

“Nós resolvemos com muita seriedade e com muita tranqüilidade, primeiro anunciar ao Brasil que nós temos que cortar na veia outra vez, ou seja, temos que cortar os gastos. Isso vale para o Poder Executivo, vale para o Poder Legislativo e vale para o Poder Judiciário”, afirmou o presidente.

Última reunião foi em agosto

Aprenda a investir na bolsa

No próximo dia 21, Lula irá conversar com toda a sua equipe após quase cinco meses da última reunião ministerial, ocorrida no dia 30 de agosto do ano passado, na Granja do Torto.

Na ocasião, o tema predominante na pauta foi econômico, quando a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, fez um balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), informando que a execução do programa teria passado de 20% para 32% do total previsto ao ano.

Desta vez, o presidente vai reunir os ministros e líderes do governo um dia antes de Dilma fazer um novo prognóstico do PAC. Segundo a agenda oficial, a previsão é que a ministra trate do tema no próximo dia 22.