Operação Lava Jato

Lula contrata professor colega de Sergio Moro para defesa

Manoel Caetano Ferreira Filho foi um dos participantes de ato crítico ao juiz organizado na própria Universidade Federal do Paraná, no ano passado

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Colega do juiz Sergio Moro na Faculdade de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o professor e advogado Manoel Caetano Ferreira Filho é o novo reforço da  defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele atua no departamento de direito civil e processual civil e ficou conhecido na imprensa por ser um dos participantes de ato crítico a Moro organizado no ano passado na própria universidade em que ambos atuam — o juiz encarregado por casos da operação Lava Jato na primeira instância é professor licenciado do departamento de direito penal e processual penal na instituição.

Na ocasião, Caetano engrossou o coro dos que foram críticos à interceptação de conversas entre Lula e a então presidente Dilma Rousseff. Da mesma forma, o docente adotou posição contrária à publicidade desses áudios por Sergio Moro — o que foi decisivo para o impedimento da atuação do petista como ministro da Casa Civil.

O novo advogado do ex-presidente também foi colega do ministro Luiz Edson Fachin, responsável pela Lava Jato no Supremo Tribunal Federal desde a morte de Teori Zavascki, em janeiro deste ano.

Aprenda a investir na bolsa