Lula contém aspirações de liderança regional de Chavez, afirma jornal

Segundo artigo do International Herald Tribune, Brasil tem conseguido projetar sua força econômica e política na região

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo reportagem do jornal International Herald Tribune, o pragmatismo político do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tem contido as aspirações regionais do líder venezuelano Hugo Chavez.

De acordo com o artigo, Chavez tem tentado usar as reservas petrolíferas da Venezuela para ganhar influência entre os países da América Latina projetando sua imagem de líder popular na região.

No entanto Lula tem tentado, e com sucesso, conter as aspirações de liderança do presidente venezuelano, conseguindo projetar a força econômica e política do Brasil em países como a socialista Cuba, parceira estratégica da Venezuela, e a rival Colômbia, mais próxima dos EUA.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Predominância brasileira

Como conseqüência dos atos do presidente brasileiro, segundo a reportagem, a dinâmica econômica na região nunca esteve tão favorável para o Brasil.

Em contrapartida, a tentativa da Venezuela de unir os países da América Latina tem se limitado aos poucos membros, componentes da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.