Publicidade
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou neste domingo, 3, que o PT se empenhe em eleger a maioria dos senadores em 2026. Ele disse que é necessário avaliar se os nomes que querem se candidatar têm condições de ganhar.
“Os nossos senadores, nós temos quase todos em reeleição; eles a oposição bolsonarista, não, eles já têm 25 senadores. Se eles elegem 17, eles vão para 41, e vão fazer a maioria no Senado”, disse o presidente, durante o 17º Encontro Nacional da sigla.

Caged, Focus, balanços corporativos, indústria nos EUA e mais destaques desta 2ª
Confira o que deve mexer com os mercados nesta segunda-feira (4)

Bolsonaro manda recado por telefone a apoiadores e pode ter problemas com STF
Alvo de restrições impostas pelo STF, o ex-presidente não pode usar redes sociais próprias nem de terceiros
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) vem destacando a importância de ganhar uma maioria no Senado. É a Casa Alta que pode aprovar, por exemplo, o impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes.
Continua depois da publicidade
Lula disse que, no PT, é comum que os dirigentes imponham suas candidaturas ao partido, mesmo sem chance de vitória.
“É importante que o partido tenha a possibilidade de articular se o candidato é nosso ou se não é, se a gente vai fazer aliança ou não vai, quais são as possibilidades de ganhar”, disse Lula.
O presidente acrescentou que, hoje, um deputado tem mais poder sozinho do que o próprio partido, pelo volume de emendas que recebe e a possibilidade de negociar com vereadores e prefeitos.
E cobrou a união do partido, dizendo que as tendências do PT muitas vezes são fruto de disputas pessoais, e não políticas.