Lula afirma que é contra a reeleição e que o tema deve ser debatido no Congresso

Presidente negou que apóia o fim da reeleição com o objetivo de facilitar a sua volta ao cargo para um terceiro mandato em 2014

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quinta-feira (19) que está negociando o fim da reeleição no Brasil com o objetivo de facilitar a sua volta ao cargo para um terceiro mandato em 2014.

“Eu sempre fui contra a reeleição. Estão dizendo até que eu quero voltar em 2014. Eu nem sei se estarei vivo até lá”, disse Lula durante reunião com presidentes e líderes do Conselho Político no Palácio do Planalto.

Segundo líderes do Governo Federal presentes no encontro, Lula afirmou que se trata de um tema que deve ser debatido no Congresso Nacional e não no Planalto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que a oposição acha?

Na última quarta-feira, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), se mostrou favorável ao fim da reeleição, mas disse que não “trabalha com essa bandeira” por considerar que o assunto não é prioritário neste momento.

“Não é uma tese da qual eu fui partidário. Acho que ela poderia ser revista, mas não estou fazendo nenhum trabalho de articulação a esse respeito. Até porque, no meu partido, há opiniões diferentes”, afirmou o governador tucano.

Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou no mesmo dia que é contra o fim da reeleição, mas que há pontos que podem ser discutidos, como a permanência no cargo, durante a campanha, do candidato à reeleição.

Continua depois da publicidade

“Não quero fazer disso um cavalo de batalha, mas é minha opinião pessoal, apoio à reeleição. Pode-se criticar o modo pelo qual está organizada a legislação, isso sim poderia ser aperfeiçoado. O Congresso Nacional é quem vai decidir”, disse o ex-presidente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.