Lula afasta secretário-executivo do GSI e nomeia general Ricardo Nigri

Presidente tem manifestado desconfiança sobre a segurança do Palácio do Planalto nos atos de 8 de janeiro

Luís Filipe Pereira

Publicidade

Em mudança divulgada no Diário Oficial da União de segunda-feira (23), o governo Lula substituiu o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Carlos José Russo Assumpção Penteado pelo general Ricardo José Nigri.

As portarias de afastamento de Penteado e nomeação de Nigri foram assinadas pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício durante a viagem de Lula à Argentina, e pelo ministro da Defesa, José Múcio.

Nigri exercia o cargo de Chefe de Missões de Paz e Aviação do Exército e Inspetor-Geral das Polícias Militares. A substituição do secretário-executivo, cargo considerado como nº 2 na hierarquia do GSI, é realizada em um momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem manifestado publicamente desconfiança sobre a segurança do Palácio do Planalto durante a invasão realizada por vândalos em 8 de janeiro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na semana passada, o presidente disse que os invasores não quebraram os vidros do Palácio do Planalto para entrar na sede do Poder Executivo, o que pode indicar que alguém pode ter aberto as portas para facilitar o acesso ao edifício. Anteriormente, 13 militares de postos no GSI foram exonerados em Brasília e no Rio de Janeiro.

Atualmente, o ministro-chefe do GSI é o general da reserva Gonçalves Dias. No fim de semana, Lula promoveu a troca no comando do Exército, substituindo Júlio César de Arruda – nomeado no fim do governo Bolsonaro – por Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que estava no posto de comandante militar do Sudeste desde 2021

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.