Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu nesta segunda-feira (27) que “foi um erro” anunciar sua candidatura à reeleição durante viagem à Indonésia, na semana passada.
“Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia. Eu tenho que falar no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá. Foi um erro”, afirmou Lula a jornalistas em Kuala Lumpur, na Malásia, após reunião com líderes regionais.
Na quinta-feira (23), durante entrevista em Jacarta, o petista havia confirmado pela primeira vez que será candidato em 2026. Até então, ele vinha condicionando a decisão à sua saúde física e mental.
Continua depois da publicidade

Lula: ainda não falei com Trump, mas acho que podemos resolver guerra Rússia-Ucrânia
Além disso, Lula criticou o desequilíbrio entre os gastos militares e os esforços globais contra a fome, em meio à continuidade da guerra

Lula busca normalizar relação com Trump e afirma: “Bolsonaro é passado”
Em coletiva na Malásia, presidente afirmou que o julgamento do ex-mandatário foi sério e que o tema “não faz mais parte da política brasileira”
O presidente completou 80 anos nesta segunda-feira e disse viver “o melhor momento da vida”. “Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Por isso, digo que espero viver até os 120 anos”, afirmou.
O anúncio da candidatura ocorreu em meio à viagem de Lula pela Ásia, marcada por encontros com autoridades da Indonésia e da Malásia, além da reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur.