Linha de crédito para aéreas pode ser lançada em abril, afirma ministro

Apoio, que terá participação do BNDES e do Ministério da Fazenda, já havia sido prometido por Costa Filho em fevereiro

Reuters

Aeronave da Gol em Porto Alegre em 09/12/2020 (Foto: Diego Vara/Reuters)

Publicidade

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai deixar as companhias aéreas brasileiras que passam por dificuldades financeiras desamparadas e pretende lançar, em abril, uma linha de crédito voltada para o setor, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), nesta quarta-feira (27).

Segundo Costa Filho, as conversas com as empresas estão avançando e um modelo de apoio, que contará com a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Fazenda, poderá ser formulado até a próxima sexta-feira (5 de abril).

“Estamos dialogando com as companhias aéreas, as conversas estão avançando, a equipe da Fazenda está dialogando, e a gente espera até 5 de abril formular uma ideia tanto do montante do empréstimo quanto das possíveis garantias que serão ofertadas pelas empresas aéreas”, disse o ministro à Reuters. “A gente espera que no mês de abril a gente possa lançar essa linha de crédito”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A mesma promessa já havia sido feita no começo de fevereiro, antes do Carnaval, em meio ao pedido de recuperação judicial da Gol (GOLL4) nos Estados Unidos e a alta no preço das passagens.

Silvio Costa Filho defendeu ainda que a linha de crédito seja permanente, destacando que o setor aéreo é “fundamental para o desenvolvimento do país”.

Recentemente, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, demonstrou disposição para auxiliar as empresas aéreas, mas salientou que o banco de fomento só forneceria suporte à operação mediante garantias sólidas para os empréstimos destinados ao setor.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.