Liminar garante que teles não enviem informações à CPI dos Grampos

Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cezar Paluso, veio em resposta à ação movida pelas companhias do setor

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Cezar Peluso, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu na última segunda-feira (4) liminar que garante às operadoras de telefonia o direito de não encaminhar à CPI dos Grampos informações sobre processos que tramitam sob sigilo de justiça.

No entanto, as companhias deverão fornecer à CPI dados que não integrarem processos sigilosos. O teor da decisão, contudo, ainda não foi divulgado pela assessoria do ministro.

Vale lembrar que em julho, o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), deu um prazo de trinta dias para que as empresas encaminhassem cópias das ordens judiciais de interceptação telefônica cumpridas no ano de 2007.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Telecom

A decisão de Peluso vem em resposta à ação movida por diversas empresas de telefonia do País, como a TIM, Embratel, Claro, Telesp, Telemar e Brasil Telecom, dentre outras.

Terminado o recesso do Congresso, os trabalhos da CPI dos Grampos deverão ser retomados nesta quarta-feira na Câmara, com o depoimento do delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz. Queiroz foi responsável pelo inquérito que deu origem à Operação Satiagraha.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.