Líderes da oposição na Câmara lançam manifesto contra o “caos” no Brasil

Segundo o manifesto, o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff não têm as condições éticas e políticas necessárias para propor qualquer pacto

Lara Rizério

(Lula Marques/ Agência PT)

Publicidade

SÃO PAULO – Os líderes dos partidos de oposição na Câmara dos Deputados divulgaram um manifesto na manhã desta quinta-feira (20) em que afirmaram que estarão unidos na busca de soluções para a crise política, ética e econômica em que o Brasil está mergulhado e que estarão juntos seja qual for a medida que tenha que ser tomada. Segundo o manifesto, o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff não têm as condições éticas e políticas necessárias para propor qualquer pacto. 

Os partidos de oposição compartilham da mesma preocupação e da necessidade de unir suas forças para buscar alternativas capazes de superar tais crises”, diz a nota, que é assinada pelas lideranças do PSDB, Democratas, PPS, Solidariedade e PSC.

E continua: “qualquer que seja o resultado das investigações em curso – impeachment, cassação do diploma – e também em caso de renúncia, a Oposição estará unida e tem consciência da sua responsabilidade para com o Brasil”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O manifesto destaca ainda que os líderes da oposição na Câmara “procurarão, ao lado de representantes dos movimentos sociais, da sociedade organizada e de parlamentares que se identificam com essas preocupações, saídas para o caos que se avoluma, pois entendem ser esta, também, uma das obrigações do Parlamento brasileiro”.

Confira a nota na íntegra: 

NOTA DOS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO
 
Ao longo da história, a Câmara dos Deputados tem sido palco de importantes avanços e contribuições para a sociedade brasileira em momentos decisivos da vida nacional.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, diante das gravíssimas crises econômica, política e ética em que o governo do PT colocou o Brasil e da irreversível perda de condições, por parte da presidente da República, em conduzir o país, os Partidos de Oposição compartilham da mesma preocupação e da necessidade de unir suas forças para buscar alternativas capazes de superar tais crises.

Partilham, também, da convicção de que a notória incapacidade do PT em contornar a recessão econômica, a mais grave na história republicana, impossibilita o governo da presidente Dilma de buscar alternativas para colocar o país na trajetória do crescimento.

Há também a clareza de que a gravidade de fatos tornados públicos – como, por exemplo, a doação de R$ 7,5 milhões de origem ilícita para a campanha presidencial petista de 2014 e a entrega de R$ 10,5 milhões, também de origem criminosa, na sede do Partido dos Trabalhadores em São Paulo – subtraem do PT e do governo Dilma as condições éticas e políticas necessárias para a proposição de qualquer pacto, entendimento ou caminho para a solução dessas múltiplas crises, que penalizam fortemente os brasileiros.

Não obstante, apurações ocorrem simultaneamente em Cortes importantes, como o TSE e o TCU, que em acórdão já comprovou a prática das “pedaladas fiscais”, o que configura crime de responsabilidade.

Portanto, qualquer que seja o resultado das investigações em curso – impeachment, cassação do diploma – e também em caso de renúncia, a Oposição estará unida e tem consciência da sua responsabilidade para com o Brasil.

Diante desse quadro e em sintonia com o que externaram as manifestações em todo o país, os Partidos de Oposição na Câmara anunciam que procurarão, ao lado de representantes dos movimentos sociais, da sociedade organizada e de parlamentares que se identificam com essas preocupações, saídas para o caos que se avoluma, pois entendem ser esta, também, uma das obrigações do Parlamento brasileiro.

Brasília, 20 de agosto de 2015. 

Carlos Sampaio
Líder do PSDB

Bruno Araújo
Líder da Minoria

Mendonça Filho
Líder do DEM

Rubens Bueno
Líder do PPS

Arthur Oliveira Maia
Líder do SD

André Moura

Líder do PSC

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.