Líder dos caminhoneiros diz que “pessoas que querem derrubar o governo” impedem fim da greve

"Não é o caminhoneiro mais que está fazendo greve. Tem um grupo muito forte de intervencionistas", afirmou

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – José da Fonseca Lopes, presidente da Abcam (Associação Brasileira do Caminhoneiros), afirmou nesta segunda-feira (28) que a categoria aceitou as concessões do governo, mas que um grupo de “intervencionistas” que “querem derrubar o governo” estão impedindo que eles voltem ao trabalho.

“Não é o caminhoneiro mais que está fazendo greve. Tem um grupo muito forte de intervencionistas aí e eu vi isso aqui em Brasília, e eles estão prendendo caminhão em tudo que é lugar”, afirmou. “São pessoas que querem derrubar o governo. Não tenho nada a ver com essas pessoas nem os nossos caminhoneiros autônomos têm. Mas estão sendo usados para isso.”, afirmou.

“O pessoal quer voltar a trabalhar, mas eles têm medo porque estão sendo ameaçados de forma violenta”, disse Lopes ressaltando que mesmo sem uso de armas, os caminhoneiros estão sofrendo ameaças, com pessoas “levantando a camisa”. O líder grevista afirmou ainda que o caminhoneiro está sendo usado “como bode expiatório”.

Continua depois da publicidade

Questionado pela imprensa sobre quem são os “intervencionistas”, ele afirmou que “na hora certa” os nomes serão divulgados. “Vou entregar [os nomes] porque eu não faço parte desse tipo de situação. Eu não faço parte disso e não aceito que estão usando caminhoneiros para isso. Se querem derrubar o governo, que montem um esquema separado”, declarou. “Os caras quem dar um golpe no Brasil e eu não vou fazer parte disso”, afirmou.

Por fim, ele estimou que pouco menos de um terço dos caminhoneiros que ainda resistem a suspender a greve. “Faltam uns 30% [de caminhoneiros], mais ou menos. Eu acho que até amanhã já está bem encaminhado para voltar à realidade.”

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.