Líder do governo, Jucá articula PEC que “blinda” linha sucessória de punições pela Lava Jato

Caso a medida seja aprovada, os parlamentares terão oferecido imunidade temporária aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do PMDB e líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (RR), começou a coletar assinaturas de parlamentares para a tramitação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa proteger ocupantes de cargos da linha sucessória de sanções referentes a atos anteriores ao exercício da função. As informações são do jornal O Globo.

O texto visa aclarar a previsão constitucional que diz que o presidente da República não pode responder por fatos anteriores ao mandato. Tal vedação será usada pela defesa do presidente Michel Temer no julgamento da cassação da chapa composta com Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral.

Caso a medida seja aprovada, os parlamentares terão oferecido imunidade aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), que não poderiam, por exemplo, ser investigados por suposto recolhimento de propina, pela operação Lava Jato.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

É possível que a PEC tramite em regime de urgência, tendo em vista a ampla maioria da base do governo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.