Levy se reúne com líderes dos manifestantes que ocuparam prédio da Fazenda

Assim que chegou ao prédio do ministério da Fazenda, Levy reuniu-se com as lideranças do movimento e disse que estava aberto ao diálogo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participará de uma audiência às 11h30 (horário de Brasília) no MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) com manifestantes da Fetrap (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) que ocuparam o prédio do Ministério da Fazenda nesta terça-feira (19). Também participam da reunião os ministros Miguel Rossetto, da secretaria geral da Presidência, e Patrus Ananias, do MDA.

Segundo informações da Bloomberg, os manifestantes começaram a sair do ministério e a expectativa é de que eles saiam em direção ao MDA. Assim que chegou ao prédio, Levy reuniu-se com as lideranças do movimento e disse que estava aberto ao diálogo. 

Os manifestantes ocuparam na madrugada de hoje, por volta das 5h, as dependências do Ministério da Fazenda, afirmando que a ocupação é uma manifestação contra o corte orçamentário anunciado pelo governo.

De acordo com informações dos organizadores, havia mais de mil manifestantes no prédio. A Polícia Militar (PM), no entanto, calcula em 500 os ocupantes no edifício que fica na Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília.

Conversa com manifestantes
O ministro conversou com os agricultores familiares por cerca de 30 minutos, na entrada privativa do ministério. Joaquim Levy estava acompanhado por um pequeno aparato de seguranças. Logo em seguida, ele entrou acompanhado do coordenador-geral da Fetraf, Marcos Rochinski, e de outros representantes da federação.

” Vim aqui trazer a mensagem que o governo brasileiro tem canais institucionais para responder às reivindicações. Então, temos que ajudar esses canais institucionais. Há disposição para conversar, particularmente no Ministério do Desenvolvimento Agrário, para vermos qual é a pauta. Ainda não sei qual é a pauta”, disse Levy na conversa com os agricultores familiares, ainda do lado de fora do Ministério da Fazenda.

Ontem (18), os agricultores fecharam três rodovias federais que dão acesso ao Distrito Federal. As manifestações fazem parte da 11ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Agricultura Familiar.

O coordenador-geral da Fetraf, Marcos Rochinski, disse nessa segunda-feira que o objetivo das manifestações é chamar a atenção do governo e da sociedade à necessidade de manutenção dos recursos para programas de agricultura familiar e reforma agrária. Segundo ele, os agricultores temem que programas para a área sofram cortes de recursos com o contingenciamento do Orçamento, que deve ser anunciado esta semana pelo governo federal.

(Com Agência Brasil)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.