Levy diz que vai se reunir com Dilma Rousseff

A ausência do ministro no anúncio do corte do Orçamento, na última sexta-feira, gerou preocupações sobre uma possível saída após cinco meses que ele tomou o comando do ministério

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse na manhã desta segunda-feira (25), a repórteres em Brasília, que se reunirá Dilma Rousseff após especulações sobre suas insatisfações com o governo depois de um anúncio no corte do Orçamento abaixo do que ele previa. Ele disse estar à caminho de encontro com a presidente. 

A ausência do ministro no anúncio do corte, na última sexta-feira, gerou preocupações sobre uma possível saída após cinco meses que ele tomou o comando do ministério. Pela manhã, ele disse que o corte de gastos era importante e foi executado de maneira cuidadosa. O contingenciamento foi “no valor adequado”, “cortou-se com muita cautela, muito equilíbrio”, comentou.

Apesar disso, Levy reforçou que não está tudo resolvido. “Até tem gente que acha que está tudo resolvido, o que não é verdade, ainda tem trabalho pela frente”, disse. De acordo com ele, apenas uma parte do plano do governo foi implementada até agora.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo ele, a arrecadação tem caído e sobrevive com receitas extraordinárias como o Refis. “O contingenciamento cortou na carne”, disse. Ele comentou ainda que a economia tem que trabalhar com aumento da produtividade e que o PIB (Produto Interno Bruto) não está devagar por causa do ajuste. “O ajuste está sendo feito porque o PIB vinha devagar”.

Na versão oficial, o ministro deixou de ir ao anúncio de sexta-feira – o mais importante desde que tomou posse na Esplanada há cinco meses – por conta de uma gripe. Na mídia, no entanto, o motivo da ausência de Levy passa pelos descontentamento que vem passando com o governo, que culminou no anúncio do corte abaixo do previsto. Segundo a Folha de S. Paulo, isso teria sido o estopim e poderia gerar até mesmo preocupações sobre uma possível saída do ministro. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.