Levy defende ajuste e afirma: reequilíbrio é crucial para preservar avanços sociais

Em mensagem no documento "Plano Anual de Financiamento 2015", ministro afirmou ainda que os ajustes são fatores importantes para a estabilização monetária

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em mensagem no documento “Plano Anual de Financiamento 2015”, do Tesouro Nacional, o ministro da Fazenda Joaquim Levy voltou a defender as medidas de ajuste fiscal, que vem causando polêmica dentro e fora do governo sobre quais serão os impactos das medidas. 

Segundo ele, o reequilíbrio fiscal “é crucial para preservar as conquistas no campo da inclusão social já alcançadas”.

O ministro afirmou ainda que os ajustes são fatores importantes para a estabilização monetária, “de forma análoga aos esforços que antecederam o Plano Real e que acompanharam a consolidação do novo regime de metas de inflação”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira a mensagem na íntegra:

“Iniciamos o ano de 2015 confiantes de que o Brasil está preparado para superar os desafios da atual conjuntura econômica. Para tanto, reafirmamos nosso compromisso com a solidez dos fundamentos macroeconômicos do país, tendo a disciplina fiscal e a estabilidade de preços como valores indispensáveis para a sustentação do crescimento e a busca de uma sociedade mais justa e aberta.

Um dos pilares para o bom funcionamento da economia é o equilíbrio fiscal, com disciplina nos gastos públicos e cumprimento das metas estabelecidas, de modo a assegurar uma trajetória favorável para a dívida pública. O equilíbrio das contas públicas será essencial para o desenvolvimento do crédito, o incremento da poupança doméstica e a criação de oportunidades para trabalhadores. A solidez fiscal aumenta a confiança dos agentes na realização de seus projetos, o que, por sua vez, alavanca o emprego e a renda.

Continua depois da publicidade

O ajuste de gastos já em curso, em consonância com o fortalecimento institucional da Responsabilidade Fiscal no país, se apresenta ainda como importante fator para a estabilidade monetária, de forma análoga aos esforços que antecederam o Plano Real e que acompanharam a consolidação do novo regime de metas de inflação. Mais ainda, é bem entendido que o reequilíbrio fiscal é crucial para preservar as conquistas no campo da inclusão social já alcançadas.

Em um cenário internacional ainda permeado por incertezas, o Brasil demonstra solidez ao manter suas reservas internacionais em patamar seguro, tornando o país menos vulnerável a eventuais choques externos. Os fluxos de investimento estrangeiro direto permanecem elevados e mantém-se a atratividade do País aos investidores domésticos e estrangeiros em portfolio, inclusive com o aumento recorde da participação deste último grupo na dívida pública doméstica. A poupança externa continuará contribuindo, portanto, para o investimento no Brasil.

A retomada do crescimento econômico, apoiada pela confiança na transparência e solidez das contas públicas, será impulsionada por um ambiente que estimule a iniciativa privada, contando com regras gerais e claras, e com medidas que favoreçam a oferta agregada, incrementando a poupança e reduzindo os riscos dos investimentos, com destaque para aqueles em infraestrutura.

É com referência nessa perspectiva que o Tesouro Nacional apresenta seu décimo quinto Plano Anual de Financiamento – PAF 2015, trazendo os objetivos, diretrizes, estratégias e metas para a gestão da Dívida Pública Federal (DPF). A apresentação deste documento reforça nosso compromisso com a credibilidade de nossas instituições e a transparência na gestão pública. Com isso, reafirmamos nosso empenho em conduzir a política econômica de forma responsável e em linha com as exigências de uma democracia, de forma a se promoverem as transformações necessárias à melhora sistemática do bem-estar de nossa sociedade.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.