Visão francesa

Le Monde classifica como “milagre brasileiro” o bom funcionamento da Copa no País

Em matéria chamada "A improvisação à brasileira se revela à altura do torneio", jornal francês ressalta os problemas da Copa, mas que são resolvidos com o jeito descontraído brasileiro

SÃO PAULO – As impressões sobre a Copa do Mundo continuam sendo destacadas pela imprensa internacional e, nem sempre, muito positivas. O jornal francês “Le Monde”, por exemplo, destacou em reportagem deste final de semana, com um pouco de ironia, que o bom funcionamento da Copa em meio às expectativas de caos nos estádios, no transporte público e nas ruas devido às manifestações se deve a um “milagre brasileiro”. 

A matéria, chamada “A improvisação à brasileira se revela à altura do torneio”, destaca os problemas enfrentados pelo País, mas avalia que “todas as preocupações parecem ter desaparecido com os primeiros acordes da cerimônia de abertura (…) Depois de uma semana de competição, parece que a catástrofe não ocorreu”. O Brasil organiza o Mundial à sua maneira, confuso e amigável, descontraído e acolhedor”, diz o jornal.

Os franceses destacam que muitos problemas podem ser encontrados: desde acabamentos não finalizados até dificuldades de captar sinal de celular. Porém, o jornal afirma que, com um sorriso, seguido de uma fala amistosa de “bem-vindos” dos brasileiros, os vacilos são compensados. 

PUBLICIDADE

E ressalta que, antes do início da Copa, um dos líderes do comitê organizador disse que, “na pior das hipóteses, iria improvisar”. “Não sem sucesso. É o milagre brasileiro”, reforçou.