RADAR INFOMONEY Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

Segundo Folha

Lava Jato apura indício de repasse da Odebrecht ao marqueteiro ligado ao PT João Santana

Santana esteve no comando de todas as campanhas presidenciais do partido desde a reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga pagamentos atribuídos a subsidiárias da Odebrecht em contas no exterior controladas pelo marqueteiro João Santana, com a colaboração da promotoria da Suíça. As informações são da Folha de S. Paulo

Santana esteve no comando de todas as campanhas presidenciais do partido desde a reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. A Folha destaca que o inquérito foi aberto em novembro do ano passado após a Polícia Federal encontrar na casa do lobista Zwi Skornicki, uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana, que indicava contas de Santana na Inglaterra e nos EUA. Esta informação foi revelada pela “Veja”.

Um dos focos da força-tarefa são os valores recebidos pelo publicitário baiano em 2014, quando ele fez as campanhas presidenciais de Dilma Rousseff, no Brasil, e de José Domingo Arias, derrotado no Panamá. A Odebrecht possui diversos interesses naquele país.

Aprenda a investir na bolsa

Santana não nega que receba dinheiro no exterior por campanhas realizadas, dizendo que tudo é declarado. Seu advogado, Fábio Tofic, afirmou ao jornal que o publicitário desconhece qualquer apuração que envolva seu nome e que questionou formalmente o juiz Sergio Moro sobre a existência de um inquérito contra o publicitário.  “Indagado há mais de 20 dias, o juiz não respondeu. Tudo leva a crer que essa investigação não existe ou temos que admitir que há abuso de autoridade, já que ele não foi informado”, afirmou o advogado. Procurada, a Odebrecht também disse que desconhece o inquérito.

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa