Lava Jato apura indício de repasse da Odebrecht ao marqueteiro ligado ao PT João Santana

Santana esteve no comando de todas as campanhas presidenciais do partido desde a reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga pagamentos atribuídos a subsidiárias da Odebrecht em contas no exterior controladas pelo marqueteiro João Santana, com a colaboração da promotoria da Suíça. As informações são da Folha de S. Paulo

Santana esteve no comando de todas as campanhas presidenciais do partido desde a reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. A Folha destaca que o inquérito foi aberto em novembro do ano passado após a Polícia Federal encontrar na casa do lobista Zwi Skornicki, uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana, que indicava contas de Santana na Inglaterra e nos EUA. Esta informação foi revelada pela “Veja”.

Um dos focos da força-tarefa são os valores recebidos pelo publicitário baiano em 2014, quando ele fez as campanhas presidenciais de Dilma Rousseff, no Brasil, e de José Domingo Arias, derrotado no Panamá. A Odebrecht possui diversos interesses naquele país.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santana não nega que receba dinheiro no exterior por campanhas realizadas, dizendo que tudo é declarado. Seu advogado, Fábio Tofic, afirmou ao jornal que o publicitário desconhece qualquer apuração que envolva seu nome e que questionou formalmente o juiz Sergio Moro sobre a existência de um inquérito contra o publicitário.  “Indagado há mais de 20 dias, o juiz não respondeu. Tudo leva a crer que essa investigação não existe ou temos que admitir que há abuso de autoridade, já que ele não foi informado”, afirmou o advogado. Procurada, a Odebrecht também disse que desconhece o inquérito.

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Continua depois da publicidade

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.