EM DESTAQUE EUA surpreendem e criam 2,5 milhões de empregos em maio; taxa de desemprego cai a 13,3%

EUA surpreendem e criam 2,5 milhões de empregos em maio; taxa de desemprego cai a 13,3%

Kan e Ozawa se enfrentam em primeiro debate público antes das eleições do DPJ

Políticos disputam liderança do partido e cargo de primeiro-ministro do Japão. Eleições ocorrem no dia 14 de setembro

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O primeiro-ministro Naoto Kan enfrentou seu oponente Ichiro Ozawa em debate público realizado na quinta-feira. Eles concorrem nas eleições pela liderança do DPJ (Partido Democrático do Japão) do dia 14 de setembro. Como o partido possui maioria na Câmara dos Deputados, seu líder assume, automaticamente, o cargo de premiê do país.

Kan reiterou ao longo do debate sua meta de substituir “velhas políticas” por “políticas novas e abertas”, uma aparente crítica à Ozawa, que vem sendo acusado de envolvimento em escândalos políticos, segundo informações do Daily Yomiuri.

Críticas ao orçamento
Do outro lado, Ozawa se defendeu dizendo que a forma com que Kan vem tratado o planejamento do orçamento para o próximo ano fiscal não difere em nada da forma de governo do Partido Liberal Democrata, de quem o DPJ tomou o poder há um ano.

PUBLICIDADE

O governo Kan aprovou as metas para o orçamento de 2011, que prevê cortes de 10% nos gastos públicos, apesar da oposição de alguns membros do DPJ, os quais argumentaram que flexibilidade nos gastos seria algo necessário.