Justiça manda citar Dilma por uso de jatinho da FAB para apoiar Lula em São Bernardo

Advogado pede que presidente devolva recursos públicos em deslocamento a São Bernardo do Campo, quando foi apoiar o ex-presidente Lula

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a Justiça Federal em São Paulo mandou citar a presidente Dilma Rousseff em ação popular em que é acusada de ter usado recursos públicos para ir a São Bernardo do Campo no sábado (5). Naquela data, ela encontrou com seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestando solidariedade depois que o petista foi alvo de condução coercitiva pela Polícia Federal na Operação Aletheia.

A citação ocorrerá via Justiça Federal em Brasília, para onde a 8.ª Vara Cível Federal de São Paulo expediu carta precatória Dilma, que terá oportunidade de apresentar resposta em observância ao artigo 7.º da Lei 4717/1965 (Lei da Ação Popular).

A ação foi ajuizada pelo advogado Julio César Martins Casarin, que pede a condenação de Dilma à devolução aos cofres públicos dos valores gastos na viagem. “Resta inescusável a lesividade ao patrimônio público, potencializada pela forma como foi realizada”, afirmou o advogado. “Assim, como disposto na Constituição, precisamente em seu artigo 5º, LXXIII, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa.” Ele afirma que a visita de Dilma “não foi viagem oficial, e, consequentemente, condenar a petista a devolver ao Tesouro quantia a ser apurada em liquidação de sentença, por meio de perícia técnica”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A 8.ª Vara determinou também a expedição de mandado de intimação da Advocacia-Geral da União em São Paulo, a fim de que se manifeste.

Especiais InfoMoney:

Como o “trader da Gerdau” ganhou meio milhão de reais na Bovespa em 2 meses 

Continua depois da publicidade

InfoMoney faz nova atualização na Carteira Recomendada de março; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.