Justiça Federal anula 3 condenações de Sergio Cabral relacionadas à Lava Jato

Ex-governador do RJ ficou preso de novembro de 2016 a dezembro de 2022; ele já foi condenado a mais de 400 anos de prisão

Agência Brasil

Publicidade

A defesa de Sergio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, conseguiu anular três condenações da 7ª Vara Criminal Federal — juízo comandado na época pelo juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio. As decisões foram tomadas na quarta-feira (6) pela 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Cabral ficou preso de novembro de 2016 a dezembro de 2022, quando obteve o direito de prisão domiciliar. Condenado a mais de 400 anos de prisão, o ex-governador deixou a prisão domiciliar dois meses depois.

As três sentenças anuladas pelo TRF-2 somam cerca de 40 anos de prisão e são relacionadas a três operações derivadas da Lava Jato: C’est Fini, Ratatouille e Unfair Play.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os processos anulados serão redistribuídos, mas isso não significa que Cabral foi inocentado ou que os casos voltaram à estaca zero. A fase de instrução, com depoimentos, pode ser aproveitada pelos juízes que receberem os processos, e eles podem proferir sentenças a partir da análise das provas já produzidas nos autos.

O ex-governador, que comandou o estado entre 2007 e 2014, não tem uma condenação em última instância, sem chance de recurso. Mas, como já foi sentenciado em segunda instância, está impedido pela Lei da Ficha Limpa de disputar eleições.

Operação C’est Fini

Em relação à Operação Cest Fini, a 1ª Turma decidiu que Justiça Federal é incompetente para julgar o feito, anulando a sentença de primeiro grau e determinando a remessa dos autos ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Continua depois da publicidade

A operação apura a denúncia de pagamento de propinas ao ex-governador para beneficiar a empresa Gelpar em contratações com o estado do Rio destinadas à prestação de serviços do Poupa Tempo. A ação foi deflagrada em 2017 pela Polícia Federal, e o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Nuzman também é réu na C’est Fini.

Operação Ratatouille

Sobre as operações Ratatouille e Unfair Play, o tribunal considerou que o caso compete à Justiça Federal, mas que a 7ª Vara Federal Criminal não possui competência para julgar os fatos apurados.

O entendimento dos desembargadores é que o processo da Ratatouille deverá ser redistribuído por sorteio para uma das varas federais criminais do Rio de Janeiro, que terá 30 dias para ratificar ou não os atos decisórios expedidos na ação.

Continua depois da publicidade

A operação investiga a acusação de pagamento de vantagens indevidas ao ex-governador em contratos de fornecimento de alimentos e serviços especializados de limpeza e administrativos para o estado.

Unfair Play 1 e 2

No processo da Unfair Play 2, as partes deverão ser ouvidas para que seja decidido sobre a possível competência da 10ª Vara Federal Criminal, para a qual foi distribuída a ação da Operação Unfair Play 1.

Uma das fundamentações da 1ª Turma é que os fatos investigados não envolvem verba federal e, além disso, não houve a prática de crime em prejuízo de bens, serviços ou interesse da União.

Publicidade

A Unfair Play 2 trata de pagamento de propinas na contratação de serviços terceirizados ao governo estadual e para a compra de votos de membros da comissão que escolheria a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Com relação aos processos das Operações Ratatouille e Unfair Play 2, os desembargadores seguiram entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no sentido de que os fatos tratados em ambas não são conexos às ações penais das operações Calicute e Eficiência, estas sim de competência do juízo questionado.

Marcelo Bretas

Responsável pela condução dos julgamentos da Lava Jato na Justiça Federal do Rio de Janeiro, o juiz Marcelo Bretas está afastado do cargo desde fevereiro de 2023, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Continua depois da publicidade

Ele é investigado por irregularidades na condução de processos, e uma das denúncias foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que alega irregularidades na negociação de delações premiadas.

Outro processo foi aberto pelo atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (MDB), que diz ter sido prejudicado intencionalmente por Bretas na eleição para o governo do Rio de Janeiro em 2018. Na época, Bretas homologou uma delação premiada que envolvia Paes em um suposto esquema de propinas faltando poucos dias da votação, que ele perdeu.

A terceira denúncia foi aberta pelo corregedor nacional de Justiça, sobre possíveis irregularidades na prestação de serviços judiciais sob responsabilidade de Bretas.

Publicidade

Os advogados do juiz Marcelo Bretas negam qualquer irregularidade.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.