Justiça eleitoral cassa pela 3ª vez mandato do governador de Roraima

Condenação por abuso de poder político e econômico inclui o vice-governador, Edilson Damião

Agência Brasil

O governador de Roraima, Antonio Denarium. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decidiu, por 5 votos a 2, cassar pela terceira vez o mandato do governador Antonio Denarium (Progressistas). A condenação desta vez inclui o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), e foi de 8 anos de ineligibilidade por abuso de poder político e econômico.

Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os dois permanecem no cargo enquanto o processo não transitar em julgado. Em nota enviada à imprensa, Denarium disse que respeita a decisão judicial e está confiante que sua situação será revertida no TSE, “esclarecendo todas as questões levantadas e apresentando os contrapontos necessários”.

A desembargadora Tânia Vasconcelos, relatora do caso no TRE-RR, concordou em parte com parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que acusa Denarium de cometer irregularidades ao turbinar os programas Cesta da Família e Morar Melhor no ano da sua reeleição.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A magistrada afirmou que o governador “praticou condutas contrárias ao direito, com especial desvio de finalidade utilizando a estrutura estatal e de vultosos recursos com o propósito de interferir no pleito eleitoral”. “A análise empreendida revela que no ano eleitoral de 2022 o gasto de recursos em medidas eleitoreiras e em flagrante infração à legislação eleitoral pode ter ultrapassado o patamar de R$ 90 milhões”.

Atualização: a versão inicial do texto dizia erroneamente que Denarium era filiado ao PT. A informação foi corrigida às 16h52.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.