Juíza de Brasília suspende a nomeação do novo ministro da Justiça

Em o entendimento da juíza, um procurador ou promotor não pode ocupar cargo no Executivo antes de ser exonerado

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Atendendo a pedido do DEM e do PPS, a juíza da Primeira Vara da Justiça Federal de Brasília, Solange Salgado, suspendeu por meio de liminar a nomeação do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva. Ele havia sido nomeado ao cargo pela presidente Dilma Rousseff em substituição a José Eduardo Cardozo. A justificativa é que membros do Ministério Público não podem exercer outra função pública, excluindo-se a de professor.

Segundo informação do G1, apesar do artigo 128 da Constituição vedar que membros do Ministério Público exerçam outras funções além de magistério, o artigo 129, abre brecha para permitir que procuradores ocupem outros cargos desde que “compatíveis” com as funções institucionais do MP. 

Em o entendimento da juíza, um procurador ou promotor não pode ocupar cargo no Executivo antes de ser exonerado. Segundo ela, a presidente pode nomear Welligton César novamente desde que, antes, “haja o necessário desligamento” do MP, onde ocupa cargo desde 1991, por exoneração ou aposentadoria.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A juíza pede a intimação urgente da presidente Dilma Rousseff da decisão. “É mais uma demonstração ao PT de que as instituições são maiores que o petismo. E que eles não conseguirão subjugar o judiciário e as investigações no país”, afirmou Mendonça filho, deputado que fez o pedido.

Leia também:

Carteira InfoMoney tem 4 novas ações para março; confira

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.