Josiel e Dr. Furlan vão disputar o segundo turno em Macapá

O pleito foi muito equilibrado, com a segunda vaga sendo definida apenas na reta final da apuração. O segundo turno ocorre em 20 de dezembro

Equipe InfoMoney

(Agência Brasil)

Publicidade

Os candidatos Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) vão disputar o segundo turno das eleições em Macapá, capital do Amapá. Josiel, que é irmão do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), teve 59.511 votos (29,47% dos votos válidos), ante 32.369 votos para Dr. Furlan – o que representa 16,03% dos votos válidos.

O pleito foi muito equilibrado, com a segunda vaga para o segundo turno sendo definida apenas na reta final da apuração. Josiel liderou a disputa desde o início, enquanto os candidatos Dr. Furlan e Capi (PSB) disputaram voto a voto a outra vaga para a votação que ocorre daqui a duas semanas, em 20 de dezembro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou que 219.161 eleitores compareceram às urnas na capital amapaense no último domingo, número que corresponde a 74,19% dos eleitores. A taxa de abstenção de 25,81% foi em linha com a observada nas eleições municipais. Os votos em branco somaram 5.740 (ou 2,64%), ao passo que 9.512 (4,38%) anularam seus votos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Adiamento

O TRE-AP informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais.

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético no dia de 3 novembro, que afetou o estado, após um incêndio ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do Amapá. Por mais de três semanas, o apagão e a instabilidade no fornecimento de energia provocaram desabastecimento de luz, água e perdas de alimentos.

Diante da situação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido do tribunal regional (TRE-AP) e, no dia 12 de novembro, anunciou que o pleito na capital do estado seria adiado. O TRE-AP informou que as eleições transcorreram normalmente nos demais municípios amapaenses.

Continua depois da publicidade

(com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.