José Sarney divulga nota em defesa do STF: “Sem um Supremo forte e íntegro, não há democracia”

Segundo o ex-presidente da República, a mais alta corte do país é “base da democracia e da liberdade”

Fábio Matos

O ex-presidente da República José Sarney, que governou o Brasil entre 1985 e 1990, divulgou, nesta sexta-feira (21), uma nota de apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No texto, Sarney, hoje com 92 anos, presta “solidariedade” à mais alta corte do Judiciário brasileiro. Segundo o ex-presidente, o STF “nunca faltou à nação”.

“A estrutura do país repousa sobre o Supremo Tribunal Federal, que será sempre a base da democracia e da liberdade”, escreveu. “Minha solidariedade à Suprema Corte e a seus ministros, que zelam pelas instituições. Sem um Supremo forte e íntegro, não há democracia e os direitos individuais desaparecem.”

Na nota, Sarney afirma ainda que o STF sempre teve papel marcante na história da democracia brasileira, “sobretudo nos momentos difíceis como o que vivemos, que ele assegura os direitos humanos, individuais, difusos e sociais, o Estado de Direito, o governo das liberdades e, sobretudo, a democracia, que não existe sem a Justiça”.

O ex-presidente – que também comandou o Senado Federal por três vezes, no período entre 1995 e 2013 – conclamou os brasileiros a se unirem, “sem partidarismo ou ideologia”, para “prestigiar” o STF. “É ele que guarda a Constituição, nossa garantia como nação democrática”, conclui Sarney.

No texto, o ex-presidente não cita especificamente nenhuma ameaça ao ataque ao STF. Nos últimos anos, a corte tem sido alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, de seus aliados e apoiadores.

Até o momento, Sarney não declarou publicamente em quem votará no segundo turno das eleições nacionais. O ex-presidente é muito ligado ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Sarney foi presidente do Senado em dois períodos enquanto o petista governou o país: de 2003 a 2005 (no primeiro mandato de Lula) e de 2009 a 2013 (na transição entre os governos de Lula e Dilma Rousseff).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.