José Dutra, ex-dirigente da Petrobras, é eleito para presidência do PT

Indicado do presidente Lula ao cargo, Dutra representa o antigo Campo Majoritário do partido, desfeito após mensalão

SÃO PAULO – José Eduardo Dutra, ex-senador por Sergipe e ex-dirigente da Petrobras, venceu as eleições para presidência do PT. Com 85% das urnas apuradas, o atual presidente do partido, Ricardo Berzoini, confirmou que Dutra, indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa, saiu vencedor do PED (Processo Eleições Diretas).

O segundo colocado, secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, disse que o processo eleitoral deixa o partido unido para vencer as eleições de 2010 e afirmou que a vitória foi legítima.

Nova direção

Dutra, que teve quase 60% dos votos e assume o cargo em fevereiro, faz parte da chapa “Construindo um Novo Brasil”, formada por antigos membros do Campo Majoritário do PT, que se desfez após seus líderes serem acusados de participação no esquema do “mensalão”.

PUBLICIDADE

Na prática, como a distribuição de diretorias é feita de acordo com a porcentagem de votos, isso significa que podem voltar à liderança do partido o ex-ministro José Dirceu e os deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, por exemplo.

Dutra declarou que sua principal missão será costurar as alianças eleitorais para a disputa do próximo ano. Apesar do atual governo contar com 15 legendas em sua base de apoio, ainda não há a certeza de que todas elas estarão ao lado da pré-candidata do PT, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.