Joaquim Barbosa não pagou imposto em Miami, apontam registros; em 20 tweets, ex-STF rebate

"Paguei todas as taxas e comissões que são cobradas em transações da espécie no estado da Flórida", diz ex-ministro do STF

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O “Panamá Papers” trouxe o nome de diversos nomes notórios, entre políticos, autoridades e celebridades em um possível esquema de sonegação de impostos e até mesmo lavagem de dinheiro.

Dentre os envolvidos, o jornal Miami Herald citou o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que teria deixado de pagar um tipo de imposto sobre a compra de um apartamento em Miami em 2012. 

A publicação informa que há um imposto incidente na operação, chamado documentary stamp tax, que deve ser pago no ato da compra. Mas o campo relacionado a ele aparece zerado no Registro Público de Miami – isto é uma indicação de que o tributo está pendente de pagamento. O montante total pago pelo jurista, de US$ 335 mil segundo ele, não aparece no registro público.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em 20 tweets feitos na noite de ontem em seu perfil oficial, Joaquim Barbosa rebateu as informações e disse que todas as taxas sobre o imóvel foram pagas. “Paguei todas as taxas e comissões que são cobradas em transações da espécie no estado da Flórida”. Confira os tweets do ex-ministro abaixo: 

1 – Em 2013 alguns jornais brasileiros noticiaram com o habitual estardalhaço uma ótima opção de investimento que eu fizera em 2012.

2 – Qual era o investimento? A compra de um pequeno apartamento em Miami, no estado norte-americano da Flórida.

Continua depois da publicidade

3 – Hoje não tenho mais vida pública, trabalho no mundo privado como advogado e conferencista. Poderia simplesmente calar-me.

 4 – Mas respondo: sou sim proprietário de um bonito apartamento de 73 m2 na cidade de Miami, Flórida.

5 – Comprei-o em 2012 pela soma de 335.000 dólares, como esclareci na época das reportagens.

6 – Para essa finalidade, tornei-me titular de duas pessoas jurídicas estrangeiras. As razões são óbvias: fiscais e sucessórias.

7 – A transação foi informada à Receita Federal no tempo devido. Desde então, consta de todas as minhas declarações de IR.

8 – Por outro lado, pago religiosamente ao Fisco da Flórida, anualmente, os impostos incidentes sobre o imóvel.

9 – Informei isso ao repórter, que não deu bola. O mais importante para ele, provavelmente, era fazer o barulho de sempre.

10 – O repórter insiste na informação de que eu devo a quantia de cerca de 2.000 dólares ao fisco americano. Francamente!

11 – É simples: se eu devesse, será que as autoridades fiscais da Flórida já nao teriam me enviado a “fatura”? 

12 – Elas enviam todos os anos ao Brasil o boleto do “IPTU” local. Por que não enviariam essa “dolorosa” de 2.000 pratas? 

13 – A má-fé do repórter está exposta na própria matéria: um funcionário da Flórida disse-lhe que não comentaria o assunto, diz o texto. 

14 – Pergunto: em que se baseia a reportagem? Em disse-me-disse, em “commérage”, “gossip”, fofoca.

15 – Informações úteis: exerci cargos públicos por mais de 4 décadas; 2 deles somaram mais de 30 anos, com remuneraçao elevada p nossa realidade.

16 – Paralelamente, exerci o magistério superior,ora na esfera pública ora na privada. Daí a pergunta:

17 – uma pessoa com uma história profissional como a minha não teria “cacife” financeiro para comprar um apartamento de 335.000 dólares?

18 – Lembrete: 335.000 dólares no início de 2012 equivaliam a pouco mais de 600.000 reais!!!

19 – Última informação importante: o dinheiro da transação foi fruto do meu trabalho e da minha capacidade de poupar, de investir.

20 – Saiu diretamente da minha conta no Banco do Brasil em Brasília para a conta da empresa que preparou a transação em Miami. É só.

Especiais InfoMoney:

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.