Joaquim Barbosa diz que “reeleição funciona como mãe de todas as corrupções”

Segundo ele, a chance de reeleição fá margem para que o Poder Executivo adote a política de troca de favores, como a negociação de cargos, buscando conseguir um maior apoio da base aliada.

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, voltou a participar nesta terça-feira (16) de eventos públicos após deixar o comando do Supremo, e aproveitou para falar sobre reeleição, tema que tem sido um dos debates nas propostas dos principais candidatos à presidência.

Em discurso durante o 13º Congresso Internacional de Shopping Centers, Barbosa disse ser contra a reeleição, e ainda completou: “Em países em fase de consolidação institucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”.

Segundo ele, a chance de reeleição dá margem para que o Poder Executivo adote a política de troca de favores, como a negociação de cargos, buscando conseguir um maior apoio da base aliada. Seguindo a linha que já foi apresentada por Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), o ex-presidente do STF defendeu a ideia de mandato único, só que mais longo, de cinco anos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Barbosa ainda ressaltou que suas falas “não têm relação com qualquer caso concreto da atualidade”, evitando assim ter suas declarações ligadas à Dilma Rousseff, que busca sua reeleição este ano. Durante o evento, o ex-presidente do STF ainda foi questionado sobre uma possibilidade de se candidatar para presidente: “Vocês não têm nada a fazer? Está tão bom aqui fora”, brincou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.