João Santana diz que acusações são infundadas e que Brasil vive clima de perseguição

Em carta, Santana pediu para ser desligado "com caráter imediato" da campanha à reeleição de Danilo Medina à Presidência da República Dominicana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O marqueteiro João Santana, que teve sua prisão decretada nesta segunda-feira (22), afirmou que as acusações contra ele são “infundadas” mas que não está surpreso com o mandado expedido contra ele na 23ª fase da Operação Lava Jato. Segundo ele, o Brasil vive “um clima de perseguição”.

Em carta endereçada ao Partido de la Liberación Dominicana, Santana pediu para ser desligado “com caráter imediato” da campanha à reeleição de Danilo Medina à Presidência da República Dominicana. Santana e sua mulher, Mônica Moura – que também teve prisão temporária decretada –, voltam ainda hoje ao Brasil para se apresentarem à Polícia Federal.

“Me dirijo a vocês, porque, como ficaram sabendo também pelos meios de comunicação, acordei esta manhã com a notícia de que meu nome está sendo ligado a uma suposta trama relacionada com o financiamento de campanhas políticas no Brasil”, diz Santana, que afirma que sua volta ao Brasil vai lhe permitir se “defender das acusações infundadas” e que se colocou à disposição das autoridades brasileiras desde a semana passada “para esclarecer qualquer especulação”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira a carta na íntegra:

“Ao Comitê de Campanha Nacional PLD:

Me dirijo a vocês, porque, como ficaram sabendo também pelos meios de comunicação, acordei esta manhã com a notícia de que meu nome está sendo ligado a uma suposta trama relacionada com o financiamento de campanhas políticas no Brasil. Conhecendo o clima de perseguição que existe hoje no meu país, não posso dizer que me pegou completamente de surpresa, mas ainda é difícil acreditar. Dadas as circunstâncias, peço a este Comitê de Campanha, para me desligar em caráter imediato da campanha em curso na República Dominicana. Isto vai me permitir ir ao Brasil para me defender das acusações infundadas que estou sofrendo. Vale ressaltar que desde a semana passada eu me coloquei à disposição das autoridades brasileiras para esclarecer qualquer especulação e que facilitarei todas as informações necessárias para imprimir a verdade dos fatos, além de qualquer dúvida. Eu também acredito que esta é a melhor decisão para não afetar de forma alguma os interesses do PLD nesta eleição. Agradeço a confiança em meu trabalho e tenho certeza de que as próximas eleições ratificarão a vitória do presidente e candidato Danilo Medina e do PLD, para o bem do povo dominicano. Sem mais delongas, me despeço, João Santana”

Continua depois da publicidade

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.