Jim Yong Kim, candidato dos EUA, é escolhido para presidir Banco Mundial

Sul-coreano naturalizado norte-americano substituirá Robert Zoellick e terá mandato de cinco anos, que começa em 1º de julho

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Mundial comunicou nesta segunda-feira (16) a eleição do candidato norte-americano, Jim Yong Kim, como novo presidente do organismo. O novo líder substituirá Robert Zoellick e terá mandato de cinco anos, com início em 1º de julho.

Sul-coreano naturalizado norte-americano, Jim Yong Kim nasceu em 1959 e, atualmente, é presidente do Dartmouth College. Ele é co-fundador da PIH (Partners in Health) e ex-diretor do departamento para AIDS da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Essa foi a primeira disputa teoricamente competitiva pela presidência do Banco Mundial. Nas eleições anteriores, havia apenas um único candidato, sendo que, desta vez, também disputaram o cargo o economista colombiano José Antonio Ocampo e a ministra das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.