Jefferson Peres será relator da terceira representação contra Renan Calheiros

Senador vai investigar a denúncia de que Renan teria usado "laranjas" para comprar veículos de comunicação em Alagoas

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O senador Jefferson Peres aceitou o convite feito pelo presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha, e será o relator da terceira representação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros, por quebra de decoro parlamentar.

Depois de quase dois meses de indefinição até a escolha do nome, o novo relator vai investigar a denúncia de que Renan teria usado “laranjas” para comprar veículos de comunicação em Alagoas, em sociedade com o usineiro João Lyra.

Conclusão dentro do prazo

Após o anúncio, Jefferson Peres afirmou que a primeira medida a ser tomada será pedir as cópias das declarações do usineiro dadas ao corregedor do Senado, Romeu Tuma, que chegou a iniciar as investigações sobre o caso.

Aprenda a investir na bolsa

O senador também disse que pretende concluir as investigações do terceiro processo até 2 de novembro, prazo dado pela frente suprapartidária para o Conselho de Ética concluir todas as investigações contra Renan.

A favor do afastamento

Apesar de ter pedido o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado desde o início da crise, o novo relator afirmou que fará um relatório com base em provas e não político.

Segundo Peres, o fato de ter sido escolhido para o cargo não vai influenciar sua posição em favor do afastamento de Renan da presidência da Casa. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mesmo que seja absolvido, não acho que ele tenha condições de continuar na presidência”, disse.