Japão terá Ministério da Defesa

Câmara Baixa do Parlamento aprovou, nesta quinta-feira (30), uma emenda legal para transformar a Agência de Defesa do Japão em Ministério

Patricia Alves

Publicidade

SÃO PAULO – A Câmara Baixa do Parlamento aprovou, nesta quinta-feira (30), uma emenda legal para transformar a Agência de Defesa do Japão em Ministério.

De acordo com a agência japonesa Kyodo, os partidos da oposição tentaram bloquear a emenda, mas a lei foi aprovada pela aliança governista formada pelo Partido Liberal Democrático (PLD) e pelo budista Komeito.

Reforma antiga

A aprovação de hoje era uma das reformas propostas pelo ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, acusado por seus adversários de levar o Japão ao rearmamento e de esquecer as incursões em outros países da Ásia, que o Exército imperial japonês ocupou na primeira metade do século XX.

Continua depois da publicidade

O atual primeiro-ministro, Shinzo Abe, ministro porta-voz durante o Governo de Koizumi, compartilha as simpatias nacionalistas de seu ex-chefe.

A emenda, que deve ser confirmada em dezembro, criará o primeiro Ministério da Defesa do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.